17 de fevereiro de 2009

O EXCESSO DE LIBERDADE NA TV.

O excesso de liberdade de expressão na TV brasileira, com programações que há um exagero em libertinagens e desrespeito a família, essas práticas de programações devem ser combatidas, como forma de está evitando outras situações séria. Não estou falando aqui de censura, mais há um consenso nacional que a maioria dessas programações incentivam a violência, a discriminação, o culto ao corpo perfeito, ao cabelo perfeito, que ditam modelo de namorados, de maridos, de comportamentos familiares e assim por diante.

Em toda a sociedade civilizada, é o comportamento do povo que vai determinar sua qualidade de vida, pois a educação é um fator primordial para a formação do caráter de qualquer individuo, seja ela formal ou informal.

A educação pode ser de nossos pais, escolas, da igreja, do ambiente em que vivemos e também e principalmente das programações veiculadas pelos meios de comunicação. Esses programas tem uma grande influencia na formação de opinião do cidadão, para amar, odiar, respeitar, desrespeitar, pode tornar pessoas fieis e infiéis, tolerantes ou intolerantes, introduzir discussões benéficas para a sociedade ou não, criar novas religiões, padrões de comportamento.

As programações dos meios de comunicação ditam o comportamento da maioria da sociedade, principalmente da população excluída, que não tem recursos para viajar, estudar, lazer e passam a maior parte do tempo vendo essas programações, onde o sexo é banalizado, a família é ridicularizada e etc.

A conduta do ser humano é altamente influenciada pelos meios de comunicação, é um dos responsáveis se não o principal responsável pelos resultados econômicos e sociais da sociedade. A sociedade de consumo só existir por que os meios de comunicação a mantém sempre com novos produtos, mesmo que esses produtos seja a venda da dignidade humana.

Nas programações de televisão falta um referencial ético e moral que deve ser estabelecido pelo Poder Público para regulamentar as programações. O que vende na televisão e faz sucesso, alanvancando ibop são: os escândalos, as fantasias sexuais, as roupas e acessórios, um modelo de pobre padrão, o pobre sempre tem uma boa casa, consegue sempre emprego, come bem, estuda bem, tem um bom atendimento de saúde, onde a mulher é submissa ao marido, aos filhos enfim, o pobre sempre está feliz.

Essas programações vem a décadas influenciando, jovens, adultos, crianças e adolescentes, formando suas personalidades, tornando as pessoas fantoches de suas marcas, de seus produtos, de suas opiniões.

Se faz necessário combater esses excessos de programações que são inconsequentes e prejudicial para a formação do caráter no futuro e no presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário